Fauna Brasileira – Os Animais que Inspiraram os Quebra-Cabeças Puzi
Os quebra-cabeças da coleção Brasil Selvagem da Puzi foram inspirados nos maravilhosos animais da fauna brasileira. Cada um desses animais brasileiros possuem características marcantes que foram retratadas com muitas cores e alegria nos quebra-cabeças.
Conheça um pouco mais sobre cada um desses animais que são tão importantes para a fauna do nosso Brasil.
MICO-LEÃO-DOURADO
O mico-leão-dourado (nome científico Leontopithecus rosalia) é um primata que habita a mata atlântica brasileira. Sua pele varia entre dourada e alaranjada chamando a atenção por sua beleza e destaque na natureza.
Os micos-leões são animais bastante ativos durante o dia, tendo comportamentos similares a outros primatas. Possuem uma longa cauda e passam boa parte do dia se movimentando. Outros nomes no qual o mico-leão-dourado é conhecido são: mico-leão, saguipiranga e sauimpiranga.
Possuem garras ao invés de unhas e ainda o terceiro dedo da mão é bastante longo e usado para o Mico procurar suas presas. Seu crânio é pequeno e pouco robusto e também possui 30 dentes.
Os mico-leões-dourados são animais onívoros, e se alimentam de frutos, invertebrados e néctar. Possuem um período de gestação de 130 dias, onde os micos machos ajudam a cuidar da prole.
Os mico-leões-dourados possuem uma “juba” de pelos que saem das bochechas, pescoço, cabeça e cobrem as orelhas. A cor de sua pelagem deve-se à ingestão de carotenoides e à exposição à luz do Sol.
A nota de 20 Reais do Brasil estampa o mico-leão-dourado que é o símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
ONÇA-PINTADA
A onça-pintada (nome científico Panthera onca) é um mamífero carnívoro da família Felidae. Ela é o terceiro maior felino do mundo, estando atrás apenas do leão e do tigre. O comprimento da onça pode variar de 1,12m até 1,85m e seu peso variar entre 56 e 95kg, porém já foram registrados animais com até 158kg. É um grande predador capaz de nadar, rastejar e escalar e que pode usar como presa qualquer animal que conseguir capturar.
A cor da pelagem da onça é amarelo acastanhado, mas pode chegar ao avermelhado, marrom e preto pelo corpo. Suas áreas ventrais são brancas e suas manchas variam, podendo incluir uma ou mais pintas em seu interior com formas diferentes.
Outros nomes pelas quais a onça-pintada também é conhecida: pintada, onça-verdadeira, jaguaretê, jaguar, acanguçu, canguçu, jaguarapinima ou apenas onça. Pode ser encontrada na Amazônia e no Pantanal Mato-grossense, e infelizmente é um animal bastante caçado por fazendeiros e agricultores para o comércio internacional, prática que é estritamente proibida.
A nota de 50 Reais do Brasil estampa a Onça-pintada que é mais uma das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
ARARA-VERMELHA
A Arara-Vermelha ou Arara Vermelha-Grande (nome científico Ara chloropterus) é nativa das florestas do Brasil. A arara-vermelha mede até 90cm de comprimento e pesa até 1,5 kg. Sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos, porém um fato interessante é que ela também se alimenta de barro e terra, pois estes são ricos em minerais e ajudam a neutralizar toxinas que elas ingerem junto as frutas.
O macho da arara-vermelha é fiel e mantêm a mesma companheira pela vida toda, e eles podem viver até 60 anos. A arara possui uma coloração vermelha, sua face é decorada por linhas delgadas de penas vermelhas. Possui a cor verde na parte média das asas que continua até a parte de trás. Possui na cor azul a parte extrema das asas e ponta do rabo. Toda essa mistura de cores transforma a arara em um animal muito bonito.
Hoje em dia pela devastação das florestas e a retirada de animais de seu habitat (para comércio ilegal), elas também estão ameaçadas de extinção. A nota de 10 Reais do Brasil estampa a arara-vermelha.
BICHO-PREGUIÇA
Natural da Mata Atlântica e da Amazônia, o Bicho-preguiça (também chamado somente de Preguiça) pertence ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Pilosa. Ele possui corpo coberto por pelo, o que lhes protege e camufla entre as árvores.
A Preguiça possui três dedos e mede em torno de 50cm comprimento, mas podem chegar até 1m. São de cor cinza com riscos branco ou marrom e manchas claras ou pretas.
Os bichos preguiça são animais solitários, com baixa taxa metabólica e possuem hábitos arborícolas. Eles possuem baixa temperatura corporal, e muitas vezes podem ser vistos tomando sol. São animais com hábitos noturnos, sendo o período com sol usado para descanso, digestão e saciação.
As preguiças tem como características marcantes serem lentas, e assim são bastante suscetíveis a predadores.
COBRA ANACONDA
As anacondas são cobras brasileiras, também conhecidas como sucuris, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões.
Nesse grupo inclui uma das maiores cobras do mundo, a Eunectes murinus, que é a sucuri-verde. Quando pensamos em Anaconda, logo relacionamos ao famoso filme Anaconda ou histórias de cobras gigantescas. Porém, elas não são todo esse exagero de tamanho e nem são caçadoras de humanos. Essas cobras atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, jacarés, capivaras e aves aquáticas.
Essas cobras podem viver por até 30 anos e podem chegar até 3 ou 4 metros de comprimento, apesar de a maior anaconda já registrada ser de 6 metros. Por ter tamanho acentuado, a sucuri ou anaconda possui vértebras.
E qual dos animais da fauna brasileira você acha mais bonito? Comente!